EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

11 Março
2013

Alimentação abre campanha salarial 2013

11/03/2013

A categoria da alimentação aprovou a pauta de reivindicações para campanha salarial 2013. As assembleias de trabalhadores foram realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado e Região (Stial), em Lajeado, na sede do Stial, na sexta-feira (8), em dois turnos, e  em Arroio do Meio, na subsede, na quinta-feira, dia 7. Na reunião de Lajeado também foi aberta a campanha salarial estadual, com a presença do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS (FTIA-RS), Cairo Reinhardt, e do presidente da Confederação da Alimentação (Contac), Siderlei de Oliveira. Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores de Lqajeado, Sérgio Kniphoff, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da categoria dos sapateiros e  dos sindicatos de alimentação de Santo Ângelo, Santa Maria, Serafina Corrêa, Montenegro  e Rio Grande.

O ponto principal que vai para mesa de negociação com os representantes das empresas é reajuste dos salários com percentual acima da inflação no período. O presidente do Stial, Adão Gossmann, explica que o índice inflacionário para efeitos de negociações será fechado em 30 de abril, considerando a data-base da categoria, 1.º de maio. “A previsão é que fique em torno de 6%, e lutaremos por mais 5% de ganho real.”

A classe, segmento avícola,  ainda quer colocar no acordo coletivo as pausas durante a jornada. Segundo Gossmann, as pausas já estão ocorrendo em algumas empresas por meio de acordo. Também estão previstas na Norma Regulamentadora do Setor Frigorífico, que foi aprovada e aguarda a publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor. Entretanto, transformar a medida em uma cláusula do acordo coletivo é uma garantia de cumprimento. As pausas são uma luta antiga da categoria e têm como principal objetivo reduzir as doenças causadas pelo ritmo acelerado de trabalho e pelo esforço repetitivo, acrescenta Gossmann.

Ainda serão pedidos reajustes no quinquênio, adicional noturno, auxílio creche,  auxílio escolar, participação nos lucros e prêmio assiduidade; redução da jornada; aumento do período de licença maternidade; e vagas para portadores de necessidades especiais.

 A categoria da alimentação tem cerca de 6 mil trabalhadores na área de abrangência do Stial, formada pelas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Capitão, Travesseiro, Santa Clara do Sul, Sério, Progresso, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Pouso Novo, Forquertinha e Canudos do Vale. Atualmente, o piso varia de R$ 753,00 a R$ 849,00, conforme o segmento.

  

Show de prêmios

O Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação preparou aos associados participantes das assembleias o sorteio de prêmios. Cada trabalhador recebeu um número para concorrer. Os que estavam presentes já levaram para casa brindes como sanduicheiras, liquidificador, garrafas térmicas e faqueiros. Os demais sorteados que haviam participado das reuniões ontem pela manhã e na quinta-feira, em Arroio do Meio, serão informados sobre o sorteio e deverão que retirar seus prêmios na sede do Stial.

 

Assessoria de Imprensa Stial

Crédito: Luciane Eschberger Ferreira