EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

11 Março
2018

Alimentação abre campanha salarial 2018/2019

11/03/2018

Os trabalhadores do setor da alimentação aprovaram a abertura da campanha salarial 2018/2019. A assembleia proposta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) ocorreu em quatro etapas, nos dias 8, em Arroio do Meio, e 9 de março, no sindicato, em Lajeado, nos turnos da manhã e tarde.

 A data-base da categoria é 1º de maio e, desde a assembleia, os dirigentes do Stial estão autorizados a representar os trabalhadores nas negociações do acordo coletivo.

O presidente do Stial, Adão Gossmann, explicou cada eixo da campanha salarial, defina em conjunto com a Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS (FTIA-RS) e que vai balizar as campanhas das demais entidades sindicais da alimentação do estado.

Os eixos são: reajuste acima da inflação; piso salarial de R$ 1.500; combate à Reforma Trabalhista; pagamento dos dias 31 de cada mês; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salário; licença maternidade de 180 dias e estabilidade pós-licença de 150 dias; política de valorização por tempo de serviço; passe-livre; sustentação dos sindicatos e da federação; auxílio escolar para crianças matriculadas nas Emeis; e saúde e segurança alimentar.

Gossmann também falou sobre a Reforma Trabalhista, que em parte de suas cláusulas “tenta desestruturar os sindicatos de trabalhadores, tendo em vista que desobriga o pagamento da contribuição sindical.”  O presidente disse que o Stial vai seguir a lei, e só cobrará a contribuição referente a um dia de trabalho com a autorização dos trabalhadores. Também destacou a importância da associação ao sindicato e pagamento da mensalidade para que todos os benefícios oferecidos aos associados e seus dependentes sejam mantidos. Entre eles, atendimento médico e odontológico, assessoria jurídica e convênios com serviços de saúde.

 

Sindicato forte

O presidente da Central Única dos Trabalhadores do RS Claudir Nespollo,  criticou a Reforma Trabalhista. “A nova legislação trabalhista  permite às empresas fazerem gato e sapato do trabalhador.”  Por isso, destacou a importância da categoria manter o sindicato forte.

 

Assembleia premiada

Como é de praxe, o Stial realiza sorteio de prêmios durante a assembleia de abertura da campanha salarial. Neste ano, 2,5 cupons foram preenchidos.

Os ganhadores foram: José Silvio Diejer, funcionário da Italianinho Alimentos, que ganhou uma motocicleta zero km; Fernando Dutra, da Dália, Gilmar Couto, empresa Enio Fleck, Gelson Ademir de Andrade, da Minuano, Daniel Moraes, da Docile, e Guilherme da Silva Vieira, Neugebauer, contemplados com um split 9000 BTUs; e Maristane Cardoso, da BRF, Eraldo da Silva, da Minuano, José Arlindo da Silva, da BRF, Sirlei P. Schultz, da Minuano, e Claudio dos Santos Ferreira, da BRF, ganhadores  de televisores.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial