EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

28 Agosto
2013

Alimentação lança cartilha sobre a NR 36

28/08/2013
A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Alimentação (Contac) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) realizam seminário nos dias 13 e 14 de setembro. O tema abordado será a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR 36). O evento é tem como público-alvo os trabalhadores do setor, médicos do trabalho, técnicos em segurança do trabalho e demais interessados. O seminário ocorre na sede do Stial, em Lajeado, e tem inscrições gratuitas. Na oportunidade será lançada a cartilha, elaborada pela Contac, com o objetivo de ser um instrumento de formação dos trabalhadores. Conforme o presidente do Stial, Adão Gossmann, com a cartilha na mão, o trabalhador poderá acompanhar a implantação na NR dentro da sua empresa. "É um meio de fiscalizar", complementa.
O presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, descata que são 216 itens a serem adequados nos frigoríficos. O mais importante, na opinião dele, são as pausas durante a jornada de trabalho, que estão implantadas em diversas empresas, mas em fase de adaptação em outras. Entretanto, outros 215 pontos, muitos deles relacionados à ergonomia e não menos importantes devem ser observados. Ele cita como exemplo a colocação de plataformas, de acordo com a altura do trabalhador, em frente as nórias (esteiras suspensas), para que todos façam o mesmo esforço, independente da sua estatura. "A NR vem para mudar a forma de produção e eliminar as doenças do trabalho", destaca Oliveira.
A NR 36 foi elaborada, a partir de 1994,  por uma comissão tripartite - sindicato de trabalhadores, empresas e governo -, aprovada em janeiro de 2013 e publicada no Diário Oficial da União em 19 abril deste ano. Sua implantação nas empresas está ocorrendo de forma gradual, conforme prazos estabelecidos na própria legislação.