EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

01 Junho
2016

Assembleia do Stial vai decidir pelo estado de greve

01/06/2016

Sem avanço nas negociações salariais, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) realiza assembleia geral extraordinária para votar o estado de greve. Nesta quarta-feira, dia 1º de junho, dirigentes entregaram panfletos em frente da empresa Florestal Alimentos para convocar os trabalhadores para reunião, no dia 10 de junho (sexta-feira), às 17h30min, no auditório do Stial.

Conforme o presidente do Sindicato, Adão Gossmann, a situação do segmento alimentação geral, que abrange bebidas, doces, padarias, entre outros, é o pior de todos em termos de negociação. Em duas rodadas, nenhuma proposta foi apresentada pelo representante patronal. A inflação no período foi de 9,83%, e a categoria pede a reposição mais ganho real. A data base é 1º maio. “Já se passou um mês da data base e até agora nenhuma proposta foi apresentada, nem reunião de negociação tem marcada”, enfatiza Gossmann. O presidente ainda destaca que desde março, quando foi aberta a campanha salarial 2016/2017, sindicato e patronal já poderiam ter iniciado as tratativas. A panfletagem vai ocorrer nas demais empresas do segmento a fim de mobilizar a categoria.


Avícola

No segmento avícola, a empresa BRF ofereceu 5,75% - proposta rejeitada pelo sindicato. “Sequer alcança a inflação”, diz Gossmann. A Companhia Minuano se reuniu com o dirigentes sindicais, na segunda-feira (30), mas não apresentou nenhum índice de reajuste. A próxima reunião para tratar do acordo coletivo será no dia 6 de junho.


Crédito: Luciane Eschberger Ferreira

Fonte:  Luciane Eschberger Ferreira