EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

02 Outubro
2012

Monibel: quatro anos de falência

02/10/2012

Fonte: site Rádio Independente

A Monibel Indústria e Comércio de Alimentos teve sua falência decretada há exatos quatro anos. No dia 2 de outubro de 2008, decisão da então juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Lajeado, Carmen Luiza Rosa Constante Barghouti, decretou a falência e determinou a apreensão dos documentos, computadores e notebooks da empresa, instalada em Lajeado e que estava há 31 anos no mercado. Na época, a Monibel passava por processo de recuperação judicial. A dívida em julho daquele ano chegava a R$ 7,7 milhões.

Passado o quadriênio, os 150 ex-funcionários ainda não receberam os direitos trabalhistas, como férias, 13° salário, aviso prévio, Fundo de Garantia e rescisões. Somente foi pago o salário de setembro de 2008. Para tratar sobre o assunto, está marcada uma reunião no dia 19 deste mês, às 18h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado e Região.

O presidente do Sindicato, Adão Gossmann, esclarece que no encontro os ex-funcionários irão pedir explicações sobre o andamento do processo ao administrador da massa falida, Evandro Weisheimer. “A reunião será realizada a pedido dos trabalhadores. Eles querem saber o que está acontecendo para que ocorra a demora, pois quatro anos se passaram e muito pouco foi pago”, diz.

Gossmann admite que a categoria não tem outra medida a tomar a não ser esperar, pois o processo está em tramitação na justiça. Segundo ele, a maioria da mão de obra da Monibel foi absorvida por outras indústrias do ramo alimentício.

O administrador da massa falida, Evandro Weisheimer, diz que vai para a reunião aguardando o que os ex-funcionários têm a dizer. Ele explica que até o momento não foram realizados leilões dos bens devido a uma discussão do valor avaliado dos mesmos. Por isso, ainda não foi possível atender à reivindicação dos profissionais. Segundo ele, em novembro pode ocorrer o primeiro leilão.