EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

20 Março
2016

Mulheres conversam sobre saúde, violência e autoestima em Encontro Estadual

20/03/2016

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região promoveu o 1º Encontro Estadual de Mulheres do Stial. O evento foi realizado no sábado, dia 19 de março e contou com a participação de cerca de 150 trabalhadoras. Estiveram também representantes dos sindicatos de Alimentação de Caxias do Sul, Marau e Rio Grande; Sindicato dos Sapateiros de Ivoti; Federação dos Servidores Públicos do RS, Federação da Alimentação do RS; e Central Única dos Trabalhadores. Entre as autoridades, o prefeito Luis Fernando Schmidt.

A atividade começou pela manhã com a palestra do médico do trabalho Rogério Dornelles. Ele abordou o tema “Saúde da Mulher Trabalhadora” e apontou as principais doenças que acometem as mulheres, especialmente as que atuam em linhas de produção da indústria, como síndrome do túnel do carpo (que pode necessitar cirurgia e comprometer os movimentos das mãos e braços) e problemas de coluna.

Durante a exposição de Dornelles, o público fez perguntas relativas ao uso de medicamentos e questões ligadas à legislação.

 

Educação

A representante do Senac Lajeado, Letícia Marchese, falou a parceria estabelecida entre o Stial e a instituição de educação, que oferece cursos com desconto para os associados ao sindicato. Letícia apresentou os cursos profissionalizantes e técnicos disponíveis no Senac.

 

Violência de gênero

Na parte da tarde, a delegada de Polícia Civil Márcia Bernini abordou o tema “Violência de gênero”. A delegada falou sobre os tipos de agressão, da psicológica à física, e os ciclos da violência. Afirmou que geralmente começa de forma velada, impedindo que a mulher use determinada roupa, por exemplo, passando pela verbalização, com xingamentos e gritos, chegando à agressão física e até a morte. Destacou o quanto a violência contra a mulher é prejudicial na formação dos filhos. Ela também apresentou a rede de apoio às vítimas, a legislação e a importância de denunciar e pedir ajuda.

 

Música e dança

O Encontro Estadual de Mulheres terminou com a palestra-show da psicóloga Vera Miranda e do músico Cris. Com o tema “Atitude faz a diferença”, Vera incentivou as mulheres a ter atitudes mais positivas, a melhorar sua autoestima, a se gostar mais e buscar sempre a felicidade. E frisou: “É preciso ter disciplina”.

Com bom humor e desenvoltura, a psicóloga arrancou aplausos e risadas e conseguiu a interação do público.