EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

11 Setembro
2013

Seminário sobre a NR 36 e lançamento da cartilha ocorrem dias 13 e 14 de setembro

11/09/2013
A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (Contac), a Federação dos Trabalhadores na Alimentação (Ftia-RS) e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) realizam seminário nos dias 13 e 14 de setembro. O tema abordado será a Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR 36). O evento tem como público-alvo sindicalistas,  trabalhadores do setor, médicos do trabalho, técnicos em segurança do trabalho e demais interessados. 
O seminário ocorre na sede do Stial, em Lajeado. Na oportunidade será lançada a cartilha, elaborada pela Contac, com o objetivo de ser um instrumento de formação dos trabalhadores. Conforme o presidente do Stial, Adão Gossmann, com a cartilha na mão, o trabalhador poderá acompanhar a implantação na NR dentro da sua empresa. "É um meio de fiscalizar", complementa.
O presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, destaca que são 216 itens a serem adequados nos frigoríficos. O mais importante, na opinião dele, são as pausas durante a jornada de trabalho, que estão implantadas em diversas empresas, mas em fase de adaptação em outras. Entretanto, outros 215 pontos, muitos deles relacionados à ergonomia e não menos importantes, devem ser observados. Ele cita como exemplo a colocação de plataformas, de acordo com a altura do trabalhador, em frente às nórias (esteiras suspensas), para que todos façam o mesmo esforço, independente da sua estatura. "A NR vem para mudar a forma de produção e eliminar as doenças do trabalho", destaca Oliveira.
A NR 36 foi elaborada, a partir de 1994,  por uma comissão tripartite - sindicato de trabalhadores, empresas e governo -, aprovada em janeiro de 2013 e publicada no Diário Oficial da União em 19 abril deste ano. Sua implantação nas empresas está ocorrendo de forma gradual, conforme prazos estabelecidos na própria legislação.
 
Inscrições
 
As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas, até o dia 11, via e-mail, pelo endereço stial@bewnet.com.br . Por meio eletrônico, o interessado deve informar os seguintes dados: nome completo, número do documento de identificação (CPF ou RG), entidade base, cargo, e-mail institucional, e-mail pessoal, telefone institucional e celular.
Quem preferir, pode retirar a ficha na sede do Sindicato da Alimentação de Lajeado, preencher e entregar no mesmo local. O sindicato fica na  Avenida Benjamin Constant, 1606, Bairro Florestal, em Lajeado. Contatos pelo telefone 3710-1313. 
 
foto: frigorífico
crédito: Divulgação
legenda: Cartilha vai possibilitar que trabalhadores acompanhem as mudanças propostas na NR 36
  
 
Programação
 
Dia 13 de setembro, sexta-feira
9h  –  Abertura  do  seminário
10h –  Palestra com dr.  Roberto Carlos Ruiz, médico do trabalhado e Membro da Comissão da NR36. Tema: NR 36 Como Fator de Redução das Doenças Profissionais  no  Setor  Frigorífico.
10h30min  –  Palestra com  Siderlei  de  Oliveira, presidente da  Contac. Tema: Histórico da NR 36.
11h  –  Palestra com Gerardo  Iglesias, secretário  regional  da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação para América  Latina (Uita). Tema: Doenças Profissionais no Setor da Carne, na 
América  Latina.
12h  -  Almoço
14h -   Leitura  dos  tópicos  da  Cartilha  NR 36  e  debate, com dr. Roberto Carlos Ruiz  e Siderlei de Oliveira. 
17h  –  Encerramento
19h  –  Coquetel  de  Lançamento  da  Cartilha da NR 36 no  Rio  Grande  do  Sul.
 
Sábado, dia 14
9h  –  Início  das  atividades, apresentação do documentário  Carne e Osso.
9h30min  – Debates.
12hs  –  Encerramento  e  entrega  de  certificados.
 
Assessoria Imprensa Stial