EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

25 Outubro
2013

Sindicato e Federação esclarecem sobre a revisão das contas do FGTS

25/10/2013

Verificamos nos últimos tempos que o tema "revisão das contas do FGTS" está sendo objeto de uma intensa divulgação na mídia.

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação do RS (FTIA/RS) em conjunto com a Central Única dos Trabalhadores do Rio Grande do Sul (CUT-RS) e outras Federações, ajuizou ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal requerendo o pagamento das perdas decorrentes da utilização da Taxa Referencial (TR) como fator de atualização monetária dos valores das contas do FGTS.

A ação objetiva beneficiar os 130 mil trabalhadores do ramo da alimentação, tornado desnecessário o ajuizamento de ações individuais.

Com isso todos os trabalhadores nas indústrias de alimentação podem ficar tranquilos: já estão sendo representados em uma ação coletiva, sendo desnecessário o ajuizamento de ações individuais.

Existe uma intensa propaganda de escritórios de advocacia querendo que trabalhadores ajuízem ações, antecipem valores para despesas processuais, etc, e no final ainda paguem 30% de honorários.

Esse tipo de processo demora cinco ou dez anos, já que a ação é contra a Caixa Econômica Federal (Governo), e a última palavra será do Supremo Tribunal Federal (tribunal político).

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação de Lajeado (STIAL) adverte os trabalhadores da categoria para não embarcarem em uma "aventura jurídica" de resultados imprevisíveis.

De todo modo, o STIAL continua atento e alerta a categoria: quem quiser ingressar com ação individual, ao menos procure advogados conhecidos e estabelecidos na cidade, que "não desapareçam" depois sem dar satisfações, como aconteceu há anos atrás na ação de revisão dos Planos Econômicos.

Direção do Stial e da Ftia