EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

23 Maio
2012

Stial realiza reuniões de negociação

23/05/2012

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado e Região (Stial) descartou a primeira proposta de reajuste salarial apresentada para o segmento da alimentação geral. A entidade patronal ofereceu 3,30% de reajuste e a volta do banco de horas. A reunião ocorreu da sede da Federação dos Trabalhadores na Alimentação, em Porto Alegre, no dia 17 de maio. Conforme o presidente do Stial, Adão Gossmann, o índice é menor que a inflação no período (que foi 4,88%). E quanto ao banco de horas, “a categoria não vai aceitar este retrocesso.” Segundo Gossmann, o pagamento das horas extras foi uma conquista histórica da classe alimentação, que não vai aceitar exceder a jornada e depois trocar por folga.

Além do segmento da alimentação geral, o Stial manteve reunião de negociação com a Cosuel, em Encantado, e com a BRF-Brasil Foods, em Lajeado. A cooperativa encantadense propôs 6% de reajuste, mas novo encontro ocorrerá no dia 31 para tratar das cláusulas sociais e tentar avançar no índice.  A BRF não apresentou proposta, apenas ouviu as reivindicações da categoria, aprovadas em assembleia dos trabalhadores em março. Com a BRF, o Stial tem nova reunião agendada para 30 de maio, em Marau.

A intenção do sindicato é pleitear um reajuste acompanhando o índice do salário mínimo regional. Atualmente, o piso da categoria fica em torno de R$ 755, conforme o segmento.

Para Gossmann, a falta de trabalhadores para o setor, especialmente nos frigoríficos, deve pesar nas negociações. “Com demanda de vagas maior do que a oferta de mão de obra, os trabalhadores não vão aceitar índices menores que a inflação, muito menos retrocesso nas cláusulas sociais. É hora das empresas valorizarem os funcionários.”  O dirigente acrescenta que se as negociações não evoluírem até a primeira quinzena de junho, uma assembleia será convocada para deliberação de estado de greve. A data-base da categoria é 1.º de maio.

Próximas reuniões

BRF-Brasil Foods: 30 de maio

Alimentação Geral: dias 30 de maio e 12 e 15 de junho

Cosuel: 31 de maio

Vonpar – 1.º de junho

 

Assessoria de imprensa Stial