EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

19 Agosto
2013

Stial tem encontro com haitianos que trabalham na Minuano

19/08/2013
Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e  Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) estiveram, na sexta-feira, (16 de agosto) com um grupo de haitianos funcionários da Companhia Minuano, em Lajeado. Conforme o presidente do Stial, Adão Gossmann, a intenção é verificar se os estrangeiros têm as mesmas condições de trabalho que os demais profissionais, se seus direitos estão sendo respeitados e se estão adaptados à região. Gossmann ofereceu os serviços disponibilizados pelo Stial, inclusive acesso gratuito à internet para facilitar a comunicação com parentes no Haiti.
Este é o segundo grupo que o Stial tem encontro, o outro foi com os haitianos que trabalham na empresa de leite Dália Alimentos, em Arroio Meio. Em breve deve ocorrer encontro com grupo terceirizado contratado pela BRF-Brasil Foods.
Em visita ao Stial, na segunda-feira (19 de agosto), o presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, disse que a presença de estrangeiros nas indústrias de alimentão ocorre em diversas cidades brasileiras. Boa parte são oriundos de Angola, Haiti, Senegal, Cabo Verde, Bolívia e Peru.
A orientação da Confederação é que os sindicatos estejam atentos quanto às condições de trabalho e forma de contratação. "Não somos contra os estrangeiros, o que não podemos aceitar é que venham para o nosso país sem a proteção da lei", destaca. Oliveira defende a igualdade de direitos entre os trabalhadores, indepedente da nacionalidade. A confederação e sindicatos temem que os estrangeiros aceitem salários menores e menos benefícios, o que pode causar preferência por esta mão de obra menos exigente, já que as condições em seus países de origem são inferiores, precarizando o trabalho no Brasil.
 
Assessoria de Imprensa