EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

04 Fevereiro
2014

Stial vai sediar seminário nacional do setor frigorífico

04/02/2014

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) vai sediar o Seminário Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Frigoríficas Brasileiras e o Encontro Nacional de Mulheres Trabalhadoras nas Indústrias de Alimentação. Os dois eventos ocorrem no dia 7 de março, a partir das 9h, na sede do Stial, em Lajeado.

Na última sexta-feira, 31 de janeiro, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Contac), Siderlei de Oliveira, o presidente do Stial, Adão Gossmann, o secretário do Stial, José Luis Reges de Sene, e a representante do Sindicato da Alimentação de Serafina Correia, Geni Dalla Rosa de Oliveira, se reuniram para fazer os ajustes finais das duas atividades.

Conforme Siderlei de Oliveira, o Brasil sedia  os três maiores frigoríficos do mundo – Friboi, Marfrig e BRF-Brasil Foods – e a categoria não tem uma pauta nacional de negociação. As campanhas salariais ocorrem por região e até por cidades, o que prejudica o avanço em termos de conquistas salariais e cláusulas sociais. O objetivo do seminário é elaborar a pauta nacional, que servirá de base para todo o setor, e formar uma comissão de negociação para campanha de 2014.

Mulheres

O Encontro de Mulheres terá temas mais abrangentes e, segundo Oliveira, também deverá elaborar uma pauta direcionada às mulheres. No país, elas detêm 52% dos postos de trabalho nos frigoríficos. Em algumas regiões, como na de Lajeado, o percentual é maior, podendo chegar a 70%, considerando as demais indústrias do setor da alimentação. Entre os pontos levantados estarão regulamentação das creches, com instituições mais próximas das empresas, e licença maternidade, cuja lei apenas faculta 180 dias. Conforme a sindicalista Geni, também serão discutidos a oportunidade das mulheres chegarem a postos de chefia e o assédio moral e sexual, problema frequente no ambiente de trabalho.

Outro assunto do encontro será o tráfico internacional de mulheres.  Este tema será abordado pela advogada especialista em direito internacional Jaqueline Leite. A profissional prestou consultoria à Rede Globo durante a produção da novela Salve Jorge, que discutiu o tema tráfico de mulheres.

 

Palestrantes

 Entre os palestrantes do Seminário Nacional está o médico perito da Previdência Social, Roberto Ruiz. Ele auxiliou na elaboração da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR 36). Também são presenças confirmadas o secretário para América Latina da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (Uita) Gerardo Iglesias, e o advogado trabalhista da Contac, Ronaldo Machado Pereira.

 

Assessoria Imprensa Stial