EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

20 Junho
2012

Trabalhadores da Alimentação estão em estado de greve

20/06/2012

Os trabalhadores da alimentação de Lajeado e região estão em estado de greve. Cerca de 450 pessoas participaram de assembléia geral da categoria, rejeitaram as propostas de reajuste salarial das empresas  BRF-Brasil Foods,  Vonpar e Minuano e do segmento alimentação geral (balas, doces, bebidas e outros) e aprovaram o estado de greve. Passadas as 72 horas, conforme prevê a legislação em vigor, a classe pode cruzar os braços, caso não haja avanço nas negociações salariais.

A assembleia geral que aprovou o estado de greve foi realizada na quarta-feira, dia 20 de junho, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado e Região (Stial). O presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do RS, Cairo Reinhardt, relatou as dificuldades nas negociações. “As ofertas de reajuste das empresas são uma afronta aos trabalhadores”, destacou ele, referendo-se aos índices quase iguais ao da inflação no período. Reinhardt também relatou o caso de Erechim, onde a categoria entrou em greve para pressionar as empresas.

O presidente do Stial, Adão Gossamnn, relatou as propostas apresentadas pelas empresas: BRF-Brasil Foods, 6%; alimentação geral, 6%, com a volta do banco de horas; Vonpar, 6%; e Minuano, 5,68%. Para Gossmann, aceitar banco de horas é retroceder nas conquistas da categoria. E os percentuais mal cobrem a inflação no período, que foi de 4,88%.

Gossmann informou que há calendário para novas  reuniões de negociação de quinta-feira, dia 21, até 27 de junho. Conforme houver avanço nos índices de reajustes, os trabalhadores serão convocados para assembleias para votar as propostas.

Assessoria Imprensa Stial.