EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

14 Junho
2013

Trabalhadores da alimentação estão em estado de greve

14/06/2013

A categoria da alimentação está em estado de greve. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (14 de junho)  por centenas de trabalhadores que lotaram o ginásio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial). Com a decisão, a categoria pode cruzar os braços 72 horas depois da notificação do estado de greve às empresas e à Justiça do Trabalho, o que ocorrerá na segunda-feira (17). A assembleia também rejeitou as propostas de acordo coletivo dos representantes patronais da Minuano Alimentos, BRF-Brasil Foods e alimentação geral.

O presidente do Stial, Adão Gossmann, defendeu a rejeição das propostas. Segundo ele, a oferta das empresas começou com percentuais abaixo da inflação no período, que foi de 7,16%. E pouco avançou. Ele ainda comparou com o acordo coletivo do ano passado, que fechou em 8%, 4,88% de reposição da inflação e mais 3,12% de aumento real de salário.

O presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação (Contac), Siderlei de Oliveira, foi enfático: “Eu pediria vaias para esta proposta, porque está muito longe do que esperamos”. O presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, Cairo Reinhardt, destacou que a categoria deve lutar para aumentar os índices apresentados e conquistar ganho real. “Só assim haverá manutenção do poder aquisitivo do trabalhador.” Ele ainda apoiou o estado de greve. “Peço que rejeitem as propostas e aprovem o estado de greve.”

A assembleia rejeitou a proposta de reajuste de 8,16% para trabalhadores da Minuano Alimentos; 8% para os funcionários da BRF-Brasil Foods; e 7,76% trabalhadores da alimentação geral, que inclui balas, doces, bebidas, padarias e outros ramos de atividade.

Na próxima semana, novas rodadas de negociação estão agendadas entre o Stial e os representantes dos sindicatos patronais.

A categoria da alimentação tem cerca de 8 mil trabalhadores na área de abrangência do Stial, formada pelas cidades de Lajeado, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Capitão, Travesseiro, Santa Clara do Sul, Sério, Progresso, Cruzeiro do Sul, Marques de Souza, Pouso Novo, Forquetinha e Canudos do Vale. O piso da categoria, 2012/2013 varia de R$ 753,00 a R$ 849,00, conforme o segmento. E a data-base é 1º de maio

Assessoria de Imprensa Stial