Sede
(51) 3710-1313
A história do Stial
Às 20 horas do dia 24 de outubro de 1975, iniciava-se uma história de trabalho árduo, lutas e muitas conquistas. Na data era fundada a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Rubem Antonio Zart inicia então seu mandato como presidente da Associação.
Em março de 1976, a entidade recebe o certificado de Associação Profissional. Já em junho de 1978, a associação é transformada em Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação.
Em 6 de outubro de 1978, ocorre a primeira eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, elegendo como presidente Décio Marobin.
Em 20 de agosto de 1981 é comprado o terreno onde está situada hoje a sede do sindicato.
Adécio Martini é eleito presidente em 5 de outubro de 1987, cargo que ocupou por 12 anos.
No dia 6 de novembro de 1993 é realizada solenidade de posse da nova diretoria do sindicato, quando Adão José Gossmann é empossado presidente. Começa uma nova fase, o sindicato se torna mais combativo e com um representante popular vindo diretamente da linha de produção de uma grande empresa de alimentação de Lajeado.
Um fato marcante na história do sindicato e fundamental para sua luta foi a filiação à Central Única dos Trabalhadores, a CUT, em 1990.
Em 5 de agosto de 1994 ocorre, na sede do sindicato, a posse da nova diretoria da CUT Regional Vale do Taquari e Rio Pardo, assumindo a presidência o companheiro Adão José Gossmann.
Com muito orgulho, depois de intenso trabalho e extrema dedicação, foi inaugurada a subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, em 11 de fevereiro de 1995. Uma grande conquista do sindicato, cada vez mais combativo e atento aos interesses da classe trabalhadora.
Adão José Gossmann é eleito novamente presidente do sindicato em 1996, fortalecendo ainda mais o trabalho iniciado em 1993. A segunda gestão mantém o trabalho de luta pelos interesses sociais da categoria.
Em 1998 ocorre a assembléia estadual contra o banco de horas. A manifestação gerou resultados positivos, sendo que nenhuma das empresas de alimentação da base territorial do Stial pratica o banco de horas, garantindo o pagamento da horas-extras.
Em 1999, o companheiro Adão José Gossmann é eleito para o terceiro mandato consecutivo, até 2002. Nesta gestão, o sindicato inaugurou a sala de aula e a sala de informática, que vieram dar sustentação ao projeto Integrar, uma grande conquista de toda classe.
O ginásio de esportes, também construído na gestão 99/2002, é símbolo de um sindicato preocupado com não só com os direitos trabalhistas, mas com o bem-estar das pessoas, oferecendo espaço para atividades desportivas e sociais.
Sempre a favor dos interesses do trabalhador, o sindicato organizou em 2002 grandes mobilizações para campanha de melhoria salarial, todas com grande apoio popular, panfletagem, organização e vontade de ver a classe trabalhadora reconhecida e representada por um sindicato atuante e verdadeiramente interessado nos direitos dos trabalhadores.
Principal articulador da luta do movimento trabalhista, o Stial organizou o ato público contra a Alca, a Área de Livre Comércio das Américas, com grande participação popular.
No dia 24 de outubro de 2002, foi inaugurada a ampliação da subsede de Arroio do Meio, com segundo piso para salão de festas, evidenciando, mais uma vez, a preocupação do sindicato com o bem-estar dos associados.
Em 8 de novembro de 2002, o companheiro José Luis Reges de Sene assume a presidência do Stial. Zeca já participava da direção da entidade desde 1990 e aceitou o desafio de conduzir o Stial na gestão 2002/2005.
Uma das maiores conquistas desta gestão foi um reajuste de 20% nos salários – índice jamais alcançado. Em 2003, o Stial mobilizou toda a classe. Trabalhadores das duas maiores empresas de Lajeado cruzaram os braços por cinco dias. A luta valeu a pena. A categoria saiu fortalecida e com direitos conquistados.
Em 2006, Adão Gossmann volta à presidência do Stial, com a tarefa de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo sindicato.
Esta gestão foi marcada pela greve das maiores empresas de Lajeado. Em junho de 2009, a categoria não aceita a proposta de reajuste salarial e decide parar. O movimento durou cinco dias. Momentos tensos foram vividos pelos dirigentes sindicais, trabalhadores grevistas e companheiros de sindicatos coirmãos. Por muito pouco não foi usada força policial para impedir o direito legítimo da categoria de fazer greve.
Todo o esforço e pressão sofridos foram compensadores. Depois de diversas rodadas de negociação, a categoria sai vitoriosa de mais uma campanha salarial.
Em setembro de 2009, ocorre nova eleição, disputada por duas chapas. O pleito foi tumultuado. A chapa de oposição tentou de várias formas impedir o direito do voto dos trabalhadores. As urnas foram recolhidas à Justiça do Trabalho e a contagem dos votos foi ocorrer duas semanas depois. O resultado foi incontestável. A chapa do peão, presidida por Adão Gossmann, recebeu 78% dos votos. Se inicia uma nova gestão voltada para os trabalhadores.
Em dezembro de 2009, o Stial, sempre ao lado da classe trabalhadora, apoia as manifestações dos trabalhadores da Florestal.
Uma das grandes conquistas da gestão 2010/2015 foi a sede Recanto do Peão. A área no bairro Imigrante foi adquirida em 2008. Obras de infraestrutura foram realizadas para disponibilizar aos associados campos de minifutebol, canchas de bocha, pracinha infantil e quiosques com churrasqueiras. A inauguração ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2010, com torneio esportivo. Por meio de concurso, os trabalhadores deram o nome da sede de Recanto do Peão.
No dia 9 de outubro foi aberta a temporada de verão e realizada a festa do Dia da Criança. Os filhos dos associados ganharam presentes, lanches e doces e puderam se divertir durante toda tarde.
A festa do Dia da Criança passou a fazer parte do calendário de eventos do Stial e é realizada anualmente em outubro. Em 2014, na quinta edição, reuniu mais de 900 crianças.
Outro evento que entrou para o calendário anual do Sindicato, depois da inauguração da sede Recanto do Peão, foi o Campeonato do Stial, com disputas de futebol sete. Em 2015 foi realizada a quinta edição.
O jornal O Batalhador é uma publicação idealizada pelo sindicato, que começou a circular em 1992. E já alcançou a edição 109, em março de 2015. A cada publicação informa, atualiza e denuncia, chamando os trabalhadores a participar da luta sindical. O nome do jornal foi escolhido em concurso entre os trabalhadores. Desde sua primeira edição é cada vez mais lido, se caracterizando como um documento onde são registradas as lutas, as conquistas e a história do Stial e de toda classe trabalhadora.
Outro meio de comunicação com o associado é o site WWW.stiallajeado.com.br, onde constam todas as informações sobre o sindicato. A página no Facebook permite atualização e interação com associados e comunidade.
O Stial tem como base territorial as seguintes cidades: Lajeado, Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Capitão, Pouso Novo, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro.
O sindicato engloba vários setores na área da alimentação, como a indústria de produtos avícolas, carnes, laticínios, bebidas, balas, chocolates, panificação, massas, biscoitos, erva-mate, trigo e café.
O Stial conta com mais de 6 mil associados e cresce dia a dia, tornando-se mais forte e atuante nas defesas dos direitos dos trabalhadores.
Sempre procurando oferecer melhor qualidade de vida de seus associados e dependentes, o Stial oferece ginásio de esportes, salão de festas, material escolar gratuito, passagens para quem vai consultar em Porto Alegre, convênio com o hospital Bruno Born para consultas e exames, convênio com laboratório de análises clínicas, com farmácias e óticas. Também estão à disposição dos associados assessoria jurídica, serviço de odontologia, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas.
O sindicato acredita na valorização do cidadão, por isso investe em várias ações nas áreas cultural, esportiva, educacional e social. Um exemplo é o primeiro baile do Dia do Trabalhador e escolha da Rainha da Alimentação, realizado em 1996, que em 2015 chegou a sua vigésima edição, se tornando a maior festa de confraternização e comemoração do Dia do Trabalhador, realizada anualmente em primeiro de maio.
Tradicionalmente, o Stial participa das Olimpíadas da Alimentação, evento da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul. Em 2009, Lajeado foi sede da Olimpíada Estadual e recebeu equipes dos sindicatos de todo o estado, para disputas de futebol masculino, futebol feminino, bocha, rústica e bolão. Além de ser anfitriã, Lajeado foi campeão geral da competição, que teve, também, o festival Musicanto e escolha da Rainha da Alimentação.
Em 2010, novamente o Stial foi campeão geral da Olimpíada da Alimentação, em disputa realizada em Santa Cruz do Sul.
Em 2011, sediou novamente os jogos e ergueu a taça de campeão geral. No ano seguinte ficou em segundo lugar. Em 2013 volta a conquistar a taça de campeão. Em 2014 é vice-campeão da competição esportiva.
Em maio de 2015 realiza eleição da diretoria para gestão 2015/2019. Adão Gossmann é eleito presidente e conta com o apoio de 40 companheiros que compõem a Chapa do Peão.
Destaques da gestão 2010/2015
2010 – Inauguração da sede Recanto do Peão
Realização anual da Festa do Dia da Criança e Campeonato do Stial. Uma forma do Sindicato oferecer lazer e diversão às famílias e incentivar à pratica esportiva.
Comemoração do Dia do Trabalhador com competições esportivas e escolha da Rainha da Alimentação. Em 2010, foi eleita Jurema Jung; em 2011, Fabieli Maia; em 2012, Jéssica da Rocha Lara conquista a faixa; em 2013, a vencedora foi Mariana Ester Marmitt; em 2014, Roseli Midim foi eleita rainha; e em 2015, Fabieli Maia conquista novamente o título.
Todos os anos distribui 6 mil kits de material escolar, como forma de incentivar a educação e capacitação de trabalhadores associados e seus dependentes.
O mês de março é, anualmente, marcado pela abertura da Campanha Salarial, tanto em nível local quanto estadual, e pela homenagem às trabalhadoras pelo Dia Internacional da Mulher. A atividade reúne centenas de trabalhadores e dirigentes sindicais do estado na sede do Stial, em lajeado.
Em 2013, o setor da alimentação comemora a publicação da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos, a NR 36. A legislação é um avanço para melhorar a saúde dos trabalhadores e o Stial fez parte desta conquista.
No mesmo ano, perde o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, Cairo Fernando Reinhard, e inaugura uma placa em sua homenagem na sede Recanto do Peão.
Em 2014, o Stial apoiou a greve dos trabalhadores da Fruki, que saíram vitoriosos ao alcançar um reajuste salarial maior que a inflação.
Stial é um sindicato combativo, que luta pelos direitos dos trabalhadores. Um sindicato disposto a oferecer assistência social, lazer e qualidade de vida para seus associados e familiares. Um sindicato formado por trabalhadores para os trabalhadores.
Atualizado em junho/2015
Assessoria de Imprensa Stial