Sede
(51) 3710-1313
Sem chegar a um acordo salarial com os representantes patronais, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) realiza assembleia geral extraordinária nesta terça-feira (23), às 17h. O Stial vai apresentar um relato das negociações e expor as propostas de reajuste salarial dos representantes patronais.
Se a assembleia não concordar com as propostas, será votado estado de greve. Neste caso, após 72 horas, os trabalhadores poderão paralisar as atividades. Conforme o presidente do Stial, Adão Gossmann, a data-base da categoria é 1º de maio. Desde então, diversas rodadas de negociação ocorreram com os representantes das empresas, entretanto, sem acordo. “A alimentação geral e a BRF querem dar reajuste a prestação. Até lá a inflação já terá coberto o aumento”, destaca.
Propostas
A alimentação geral (bebidas, doces, padarias e outros) oferece 7% retroativos a maio e 2% a partir de dezembro.
A BRF propõe 8% retroativos a maio e 1% em setembro. E a Companhia Minuano quer reajuste de 8,84%, retroativos a maio.
O piso inicial da categoria varia R$ 908,12 a R$ 1007.
Reuniões
Caso as propostas não sejam aceitas pelos trabalhadores, novas reuniões de negociação estão agendadas para 7 de julho, com a BRF; e 23 de julho com a Companhia Minuano.
Cosuel
A Cosuel – fábrica de leite em pó – foi a primeira a fechar acordo coletivo. A assembleia aprovou reajuste de 11%, no dia 26 de maio. O índice ultrapassou a inflação no período, que foi de 8,34%. “Alcançamos o objetivo de cobrir a inflação e ter um ganho real”, afirma Gossmann.