EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

INSTITUCIONAL

  • Home
  • Institucional

INSTITUCIONAL

Histórico

 A história do Stial

Às 20 horas do dia 24 de outubro de 1975, iniciava-se uma história de trabalho árduo, lutas e muitas conquistas. Na data era fundada a Associação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio. Rubem Antonio Zart inicia então seu mandato como presidente da Associação.

Em março de 1976, a entidade recebe o certificado de Associação Profissional.  Já em junho de 1978, a associação é transformada em Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação.

Em 6 de outubro de 1978, ocorre a primeira eleição do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, elegendo como presidente Décio Marobin.

Em 20 de agosto de 1981 é comprado o terreno onde está situada hoje a sede do sindicato.

Adécio Martini é eleito presidente em 5 de outubro de 1987, cargo que ocupou por 12 anos.  

No dia 6 de novembro de 1993 é realizada solenidade de posse da nova diretoria do sindicato, quando Adão José Gossmann é empossado presidente. Começa uma nova fase, o sindicato se torna mais combativo e com um representante popular vindo diretamente da linha de produção de uma grande empresa de alimentação de Lajeado.

Um fato marcante na história do sindicato e fundamental para sua luta foi a filiação à Central Única dos Trabalhadores, a CUT, em 1990.

Em 5 de agosto de 1994 ocorre, na sede do sindicato, a posse da nova diretoria da CUT Regional Vale do Taquari e Rio Pardo, assumindo a presidência o companheiro Adão José Gossmann.

Com muito orgulho, depois de intenso trabalho  e extrema dedicação, foi inaugurada a subsede do Sindicato  dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Lajeado, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio, em 11 de fevereiro de 1995. Uma grande conquista do sindicato, cada vez mais combativo e atento aos interesses da classe trabalhadora.

Adão José Gossmann é eleito novamente presidente do sindicato em 1996, fortalecendo ainda mais o trabalho iniciado em 1993. A segunda gestão mantém o trabalho de luta pelos interesses sociais da categoria.

Em 1998 ocorre a assembléia estadual contra o banco de horas.  A manifestação gerou resultados positivos, sendo que nenhuma das empresas de alimentação da base territorial do Stial pratica  o banco de horas, garantindo o pagamento da horas-extras.

Em 1999, o companheiro Adão José Gossmann é eleito para o terceiro mandato consecutivo, até 2002. Nesta gestão, o sindicato inaugurou a sala de aula e  a sala de informática, que vieram dar sustentação ao projeto Integrar, uma grande conquista de toda classe.

O  ginásio de esportes, também construído na gestão 99/2002, é símbolo  de um sindicato preocupado com não só com os direitos trabalhistas, mas com o bem-estar das pessoas, oferecendo espaço para atividades desportivas e sociais.

Sempre a favor dos interesses do trabalhador, o sindicato organizou em 2002 grandes mobilizações para campanha de melhoria salarial, todas com grande apoio popular, panfletagem, organização e vontade de ver a classe trabalhadora reconhecida e representada por um sindicato atuante e verdadeiramente interessado nos direitos dos trabalhadores.

Principal  articulador da luta do movimento trabalhista, o Stial organizou o ato público contra a Alca, a Área de Livre Comércio das Américas, com grande  participação popular.

No  dia 24 de outubro de 2002, foi inaugurada a ampliação da subsede de Arroio do Meio, com segundo piso para salão de festas, evidenciando, mais uma vez, a preocupação  do sindicato com o bem-estar dos associados.

Em 8 de novembro de 2002, o companheiro José Luis Reges de Sene assume a presidência do Stial. Zeca já participava da direção da entidade desde 1990 e aceitou o desafio de conduzir o Stial na gestão 2002/2005.

 Uma das maiores conquistas desta gestão foi um reajuste de 20% nos salários – índice jamais alcançado. Em 2003, o Stial mobilizou toda a classe.  Trabalhadores das duas maiores empresas de Lajeado cruzaram os braços por cinco dias. A luta valeu a pena. A categoria saiu fortalecida e com direitos conquistados.

Em 2006, Adão Gossmann volta à presidência do Stial, com a tarefa de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo sindicato.

Esta gestão foi marcada pela greve das maiores empresas de Lajeado. Em junho de 2009, a categoria não aceita a proposta de reajuste salarial e decide parar. O movimento durou cinco dias. Momentos tensos foram vividos pelos dirigentes sindicais, trabalhadores grevistas e companheiros de sindicatos coirmãos. Por muito pouco não foi usada força policial para impedir o direito legítimo da categoria de fazer greve.

Todo o esforço e pressão sofridos foram compensadores. Depois de diversas rodadas de negociação, a categoria sai vitoriosa de mais uma campanha salarial.  

Em setembro de 2009, ocorre nova eleição, disputada por duas chapas. O pleito foi tumultuado. A chapa de oposição tentou de várias formas impedir o direito do voto dos trabalhadores. As urnas foram recolhidas à Justiça do Trabalho e a contagem dos votos foi ocorrer duas semanas depois. O resultado foi incontestável. A chapa do peão, presidida por Adão Gossmann, recebeu 78% dos votos. Se inicia uma nova gestão voltada para os trabalhadores.

Em dezembro de 2009, o Stial, sempre ao lado da classe trabalhadora, apoia as manifestações dos trabalhadores da Florestal.

Uma das grandes conquistas da gestão 2010/2015  foi a sede Recanto do Peão. A área no bairro Imigrante foi adquirida em 2008. Obras de infraestrutura foram realizadas para disponibilizar aos associados campos de minifutebol, canchas de bocha, pracinha infantil e quiosques com churrasqueiras. A inauguração ocorreu no dia 6 de fevereiro de 2010, com torneio esportivo. Por meio de concurso, os trabalhadores deram o nome da sede de Recanto do Peão.

No dia 9 de outubro foi aberta a temporada de verão  e realizada a festa do Dia da Criança.  Os filhos dos associados ganharam presentes, lanches e doces e puderam se divertir durante toda tarde.

A festa do Dia da Criança passou a fazer parte do calendário de eventos do Stial e é realizada anualmente em outubro. Em 2014, na quinta edição, reuniu mais de 900 crianças.

Outro evento que entrou para o calendário anual do Sindicato, depois da inauguração da sede Recanto do Peão, foi o Campeonato do Stial, com disputas de futebol sete. Em 2015 foi realizada a quinta edição.

 

O jornal O Batalhador é uma publicação idealizada pelo sindicato, que começou a circular em 1992. E já alcançou a edição 109, em março de 2015. A cada publicação informa, atualiza e denuncia, chamando os trabalhadores a participar da luta sindical. O nome do jornal foi escolhido em concurso entre os trabalhadores. Desde sua primeira edição é cada vez mais lido, se caracterizando como um documento onde são registradas as lutas, as conquistas e a história do Stial e de toda classe trabalhadora.

Outro meio de comunicação com o associado é o site WWW.stiallajeado.com.br, onde constam todas as informações sobre o sindicato. A página no Facebook permite atualização e interação com associados e comunidade.

O Stial tem como base territorial as seguintes cidades: Lajeado,  Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Boqueirão do Leão, Capitão, Pouso Novo, Progresso, Santa Clara do Sul, Sério e Travesseiro.

 O sindicato engloba vários setores na área da alimentação, como a indústria de produtos avícolas, carnes, laticínios, bebidas, balas, chocolates, panificação, massas, biscoitos, erva-mate, trigo e café.

O Stial conta com mais de 6 mil associados e cresce dia a dia, tornando-se mais forte e atuante nas defesas dos direitos dos trabalhadores.

Sempre procurando oferecer melhor qualidade de vida de seus associados e dependentes, o Stial oferece ginásio de esportes, salão de festas, material escolar gratuito, passagens para quem vai consultar em Porto Alegre, convênio com o hospital Bruno Born para consultas e exames, convênio com laboratório de análises clínicas, com farmácias e óticas. Também estão à disposição dos associados assessoria jurídica, serviço de odontologia, médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e fisioterapeutas.   

O sindicato acredita na valorização do cidadão, por isso investe em várias ações nas áreas cultural, esportiva, educacional e social.  Um exemplo é o primeiro baile do Dia do Trabalhador e escolha da Rainha da Alimentação, realizado em 1996, que em 2015 chegou a sua vigésima edição, se tornando  a maior festa de confraternização e comemoração do Dia do Trabalhador, realizada anualmente em primeiro de maio.

 Tradicionalmente, o Stial participa das Olimpíadas da Alimentação, evento da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul.  Em 2009, Lajeado foi sede da Olimpíada Estadual e recebeu equipes dos sindicatos de todo o estado, para disputas de futebol masculino, futebol feminino, bocha, rústica e bolão. Além de ser anfitriã, Lajeado foi campeão geral da competição, que teve, também, o festival Musicanto e escolha da Rainha da Alimentação.

Em 2010, novamente o Stial foi campeão geral da Olimpíada da Alimentação, em disputa realizada em Santa Cruz do Sul.

Em 2011, sediou novamente os jogos e ergueu a taça de campeão geral. No ano seguinte ficou em segundo lugar. Em 2013 volta a conquistar a taça de campeão. Em 2014 é vice-campeão da competição esportiva.

Em maio de 2015 realiza eleição da diretoria para gestão 2015/2019. Adão Gossmann é eleito presidente e conta com o apoio de 40 companheiros que compõem a Chapa do Peão.

Destaques da gestão 2010/2015

2010 – Inauguração da sede Recanto do Peão

Realização anual da Festa do Dia da Criança e Campeonato do Stial. Uma forma do Sindicato oferecer lazer e diversão às famílias e incentivar à pratica esportiva.

Comemoração do Dia do Trabalhador com competições esportivas e escolha da Rainha da Alimentação. Em 2010, foi eleita Jurema Jung; em 2011, Fabieli Maia; em 2012, Jéssica da Rocha Lara conquista a faixa; em 2013, a vencedora foi Mariana Ester Marmitt; em 2014, Roseli Midim foi eleita rainha; e em 2015, Fabieli Maia conquista novamente o título.

Todos os anos distribui 6 mil kits de material escolar, como forma de incentivar a educação e capacitação de trabalhadores associados e seus dependentes.

O mês de março é, anualmente, marcado pela abertura da Campanha Salarial, tanto em nível local quanto estadual, e pela homenagem às trabalhadoras pelo Dia Internacional da Mulher. A atividade reúne centenas de trabalhadores e dirigentes sindicais do estado na sede do Stial, em lajeado.

Em 2013, o setor da alimentação comemora a publicação da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos, a NR 36. A legislação é um avanço para melhorar a saúde dos trabalhadores e o Stial fez parte desta conquista.

No mesmo ano, perde o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do RS, Cairo Fernando Reinhard, e inaugura uma placa em sua homenagem na sede Recanto do Peão.

Em 2014, o Stial apoiou a greve dos trabalhadores da Fruki, que saíram vitoriosos ao alcançar um reajuste salarial maior que a inflação.

 Stial é um sindicato combativo, que luta pelos direitos dos trabalhadores. Um sindicato disposto a oferecer assistência social,  lazer e qualidade de vida para seus associados e familiares. Um sindicato formado por trabalhadores para os trabalhadores.

Atualizado em junho/2015

Assessoria de Imprensa Stial

1975

1976

1978

1981

1987

1990

1992

1994

1995

1996

1998

1999

2002

2003

2006

2009

2010

2011

2012

2013

2014

2015

VEJA TAMBÉM

GALERIA INSTITUCIONAL