EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

25 Maio
2019

Sérgio Fagundes é eleito presidente do Sindicato da Alimentação

25/05/2019

Sérgio Luis Fagundes é o presidente eleito do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial). A votação ocorreu na quarta e quinta-feira, dias 22 e 23 de maio. Foram contabilizados mais 3,6 mil votos, nas urnas fixas instaladas nas principais empresas do setor e na sede e subsede do Stial e ainda nas itinerantes. Do total, 93,9% dos votos foram para chapa 1, única inscrita, 4,85% brancos e 1,25% de nulos.

Segundo Fagundes, a eleição transcorreu dentro da normalidade e foi possível oportunizar aos associados, inclusive os do turno da noite, a participarem da votação. “Tivemos o apoio de vários companheiros de sindicatos de alimentação de  diversas cidades, além de integrantes da Federação da Alimentação do RS, que trabalharam na eleição, tornando um processo democrático e abrangente.” O presidente eleito ressalta que, junto à sua diretoria, pretende ampliar os serviços aos associados e continuar a luta pelos direitos trabalhistas.

O pleito foi conduzido pela comissão organizadora, formada pelos sindicalistas Sergio Delavechia, Reginaldo Silveira Rodrigues e Hugo Gimenez. A diretoria eleita para gestão 2019/2023 toma posse no dia 29 de junho.

Participação

 O aposentado Nestor Rodrigues (76) foi o primeiro a depositar o voto na urna instalada na sede do Stial. Ex-funcionário da antiga Avipal e morar do Bairro Santo André, ele diz que sempre participa das eleições do sindicato.

O ex-funcionário da extinta Moinhos D’água, fabrica de bolachas, Sérgio Christtiano Ritter (68) considera importante participar das atividades do Stial. “Sempre fui a favor de manter o sindicato. Quando não existia, as empresas faziam o que queriam com os funcionários.”

O então candidato a presidente, Sérgio Luis Fagundes, votou na sua empresa de origem, a Companhia Minuano. Ele começou a trabalhar no local em 1988. Dez anos depois, entrou para o Sindicato. Na atual gestão, exerce o cargo de tesoureiro. Fagundes foi até a empresa votar acompanhado do presidente da Federação da Alimentação, Paulo Madeira, que acompanhou o processo leitoral do início ao fim.

Depois de encerrada a votação, na quinta-feira à tarde, as urnas foram recolhidas e levadas lacradas à sede do Stial para a apuração. Os assessores jurídicos do sindicato José Paulo da Silveira e Bruno da Silveira acompanharam a contagem feita pela comissão eleitora.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
05 Maio
2019

Stial reúne 400 associados em torneio esportivo e escolha da corte 2019

05/05/2019

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação de Lajeado e Região (Stial) reuniu 400 associados, no sábado (4) nas competições esportivas e  escolha da corte. As atividades, que se encerraram com o Baile de Integração, ainda contaram com a presença de familiares  e colegas de trabalho, que animaram as torcidas e lotaram o ginásio na festa, embalada pela Banda Calmon, que varou a madrugada.

O presidente Adão Gossmann agradeceu a participação dos associados  e reforçou a adesão de muitos trabalhadores ao abaixo-assinado contra a Reforma Trabalhista. O documento ficou à disposição de quem quisesse assiná-lo.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Social da Indústria (Sesi) divulgaram cursos e atividades. E a ervateira Ximango ofereceu água quente e erva-mate garantindo o chimarrão durante todo o dia.

Esporte

As competições esportivas começaram às 8h, com partidas de futebol de campo masculino, vôlei misto e bocha.  À tarde foi a vez do futsal feminino.

O futebol de campo teve um terceiro lugar com gosto de conquista de campeonato.  O Vitória Futebol Clube, time formado por haitianos, conquistou seu primeiro troféu e mostrou a evolução da equipe. Formada, em 2016, participou de quatro Campeonatos de Futebol do Stial, realizado anualmente de janeiro a março, e também nas últimas quatro edições do torneio do Dia do Trabalhador. Nunca havia chegado às finais. Desta vez mostrou a que veio. No sábado,  ganhou as três partidas, perdeu a quarta por pênaltis, e na disputa de terceiro e quarto lugares, venceu o oponente por 3 a zero. Os haitianos ainda levaram o troféu de goleador, com Dercelly Dor (4 gols marcados).

 

Rainha

A Rainha da Alimentação 2019 é Thauana Fassina Gonçalves (24) e trabalha na empresa BRF.  Completam a corte a primeira princesa Cristiane da Cruz (24),  da Minuano, a segunda princesa, Milene Dik (31), da BRF, e a simpatia,  Bruna Regina Zanatta Becker (19) da BRF. As jovens receberam faixas, buquê de flores e premiação em dinheiro.

O corpo de jurados foi formado por: Arlete Schmitz, da Secretaria da Mulher da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul; Camila Arrossi, dentista que atua no Sindicato da Alimentação; Márcia Bernini Colembergue, delegada titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Lajeado; Bruno da Silveira, advogado que atua no Sindicato da Alimentação; e Paulo Madeira, presidente da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Rio Grande do Sul.

As três melhores torcidas recebem cervejas de premiação. Em primeiro lugar ficou a torcida da candidata Cristiane da Cruz, em segundo, da jovem Elisandra da Silva e em terceiro da candidata  Tassiane Morais Braga.

 

Resultados dos jogos

Vôlei misto

1º lugar - Neugebauer

2º lugar - BRF

3º lugar – Amigos do Vôlei

4º lugar – Florestal

 

Futsal feminino

1º lugar -  Docile

2º lugar – As Confirmadas

3º lugar – É as Gurias

4º lugar – As Coleguinhas

Disciplina – É as Gurias

Goleadora – Daniela (É as Gurias)

Goleira menos vazada – Maika (Docile)

 

Futebol de campo masculino

1º lugar – Leão da Ilha

2º lugar – Sem Controle F.C.

3º lugar – Vitória Futebol Clube

4º lugar - Benfica

Disciplina – Neugebauer

Goleador – Dorcelly Dor (Vitória)

Goleiro menos vazado – Alan dos Santos Dutra (Benfica)

 

Bocha

1º lugar – Rações Minuano

2º lugar – Grupo Avipal

3º lugar – Bate a Bola

4º lugar – Os Perdedores

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
24 Março
2019

Peladeiros levanta a taça no Campeonato de Futebol do Stial pela categoria força livre

24/03/2019

A tarde ensolarada de sábado (23) com temperatura amena e presença de torcidas foi o cenário ideal para as finais do Campeonato de Futebol do Stial, na sede Recanto do Peão. Pela categoria força livre, o Peladeiro levantou a taça de campeão e pela master, o Florestal Alimentos conquistou o título. A festa ficou completa, afinal, os dois times são formados por trabalhadores colegas da empresa Florestal Alimentos, associados ao sindicato – como prevê o regulamento.

A primeira partida da tarde foi entre Veteras do Roma e Veterados F.C. pela master.  O jogo bastante parelho e disputado terminou em 1 a 0 para o Veterados F.C., que garantiu a 3ª colocação. Em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo, Paulo marcou o único gol da partida.

Toca pra Mim e Benfica protagonizaram o segundo jogo da tarde, pela categoria força livre, que foi resolvido na primeira etapa. O Toca pra Mim abriu o placar com João. Rodrigo empatou. E Deiverson garantiu a vitória para o Toca pra Mim, que ficou em 3º lugar na classificação geral.

Finais

Florestal Alimentos e Leão da Ilha, pela master, entraram dispostos a brigar pela taça. Em jogo eletrizante, teve grandes defesas, chances de gol e muita disputa. O tempo regulamentar terminou em 0 a 0. A decisão foi para os pênaltis. Gabriel, Adilson e Brandi converteram para o Florestal. Marquinhos e Cabral marcaram os seus para o Leão da Ilha. Na cobrança de Nelson, o goleiro do Florestal, Roberto, brilhou e decidiu a partida. Florestal 3 a 2 Leão da Ilha.

No último jogo da tarde, valendo a taça pela força livre, O Peladeiros custou a se entrosar e mostrar o futebol que o levou à final. Na primeira etapa, Pelegrini abriu o placar para o Refugados, que esteve melhor em campo.

No segundo tempo, o Peladeiros mostrou a que veio: Jordan empatou, fez o segundo e também o terceiro. E Adilson encerrou a goleada e a bela vitória: Peladeiros 4 a 1 Refugados.

 

Resultados

Força livre

1º lugar – Peladeiros

2º lugar – Refugados

3º lugar – Toca pra Mim

4º lugar – Benfica

Goleiro menos vazado – Cristian, Benfica

Goleador  - Rodrigo - Benfica

Disciplina – Benfica

 

Master

1º lugar – Florestal

2º lugar – Leão da Ilha

3º lugar – Veterados F.C.

4º lugar – Veteras do Roma

Goleiro menos vazado – Roberto, Florestal

Goleador  - Adilson – Florestal

Troféu disciplina – Leão da Ilha

 

  Saiba mais

Ao todo, 21 times se inscreveram nas categorias força livre e máster, envolvendo mais de 300 atletas, já que cada equipe poderia inscrever até 18 jogadores, mais comissão organizadora e arbitragem – a cargo da equipe de Rogério Chapadão. Os jogos tiveram início em 5 de janeiros e as rodadas foram realizadas nas tarde de sábado, na sede Recanto do Peão.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
17 Março
2019

Peladeiros e Refugados estão na final do Campeonato do Stial, na Força Livre

17/03/2019

Quatro jogos eletrizantes ocorreram na tarde de sábado (16), na sede Recanto do Peão, do   Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial). As partidas definiram os finalistas do XIX Campeonato de Futebol do Stial.

Pela categoria força livre se enfrentaram Peladeiros e Toca pra Mim, com jogo bastante disputado. O Peladeiros abriu o placar com Luis, na primeira etapa. E Eriq aumentou. No segundo tempo, Daniel marcou para o Toca pra Mim e diminuiu a diferença.  Mas Jordan afastou o perigo e deixou o placar em 3 a 1.  O Toca pra Mim tentou correr atrás do prejuízo, com Ericles. No entanto, a vaga seria mesmo do Peladeiros que definiu o placar com Adilson, que marcou duas vezes. Resultado final  5 a 2. Peladeiros está na final, e Toca pra Mim disputa o 3º lugar.

Na segunda partida, o Refugados fez o primeiro gol na etapa inicial, com Eduardo. Lucas, também do Refugados, se atrapalhou e marcou contra, deixando tudo igual. No segundo tempo, Jean definiu: Refugados, com vaga na final,  2 a 1 Benfica, que tenta o troféu de 3º lugar.

Master

Os Veteras do Roma e Florestal Alimentos protagonizaram a  primeira partida da tarde pela categoria master.  O Florestal  foi com tudo e abriu o placar na primeira etapa com Adilson. Rafael ampliou. No segundo tempo, Rafael marcou para Os Veteras. E Brandi marcou o terceiro do Florestal. Resultado  Os Veteras do Roma 1 a 3  Florestal, que está na final.

Leão da Ilha e Veterados FC encerram a rodada. Cabral marcou para Leão da Ilha na primeira  etapa e garantiu a vaga na final.  Resultado Leão da Ilha 1 a 0 Veterados FC, que tentará o 3º lugar.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial