EMAIL

stial@bewnet.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

15 Setembro
2013

Alimentação lança cartilha dos frigoríficos

15/09/2013

O Seminário de Apresentação da Norma Regulamentadora dos Frigoríficos (NR 36) reuniu dezenas de sindicalistas, estudantes e profissionais ligados à área de técnica em segurança do trabalho , na sexta-feira (13 de setembro) e sábado (14), em Lajeado. No primeiro dia, além das palestras, o evento contou com coquetel de lançamento da Cartilha NR 36, que traduz em uma liguagem mais simples os 216 itens da legislação. O seminário ocorreu no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e de Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) e foi  realizado pelo Stial,  Confederação Nacional dos Trabalhadores na Alimentação (Contac) e Federação dos Trabalhadores na Alimentação (Ftia-RS).

O seminário foi aberto na sexta-feira (13) pela manhã com os pronunciamentos do presidente da Contac, Siderlei de Oliveira, do presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, presidente FTIA-RS, Valdemir Corrêa, do presidente do Stial, Adão Gossmann, e do secretário geral da União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação para América Latina (Uita), Gerardo Iglesias. Em seguida o grupo iniciou a leitura e debate da NR.

Depois dos trabalhos técnicos, foi lançada a cartilha,  um instrumento de formação dos trabalhadores que permitirá o acompanhamento da implantação da NR 36. A norma foi elaborada, a partir de 1994,  por uma comissão tripartite - sindicato de trabalhadores, empresas e governo -, aprovada em janeiro de 2013 e publicada no Diário Oficial da União em 19 abril deste ano. Sua implantação nas empresas está ocorrendo de forma gradual, conforme prazos estabelecidos na própria legislação.

No sábado, o médico do trabalho e membro da comissão de elaboração da NR, Roberto Carlos Ruiz, abordou o tema “NR 36 como fator da redução das doenças no setor frigorífico”, com palestra, vídeo e debate.

 

Homenagem

O seminário se encerrou no sábado ao meio-dia, com ato na Sede Recanto do Peão, do Stial. Dirigentes descerram uma placa em homenagem ao ex-presidente da FTIA-RS, Cairo Fernando Reinhardt, falecido em julho deste ano.

 

Assessoria Imprensa Stial

Fotos: Luciane Eschberger Ferreira