EMAIL

financeiro@stiallajeado.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

16 Setembro
2021

Plenária Nacional da Contac-CUT ‘Siderlei Silva de Oliveira’ ocorre hoje (16) e amanhã (17)

16/09/2021

A Confederação Brasileira Democrática dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação da CUT (Contac-CUT) realiza Plenária Estatutária Nacional ‘Siderlei Silva de Oliveira’ nos dias 16 e 17 de setembro, na cidade de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul. Atividade definirá estratégias para o próximo período.

A edição desta plenária faz uma homenagem ao fundador da confederação e a um dos dirigentes mais aguerridos na luta do ramo da alimentação no Brasil, falecido aos 74 anos, em dezembro de 2020.

As ações promovidas por Siderlei se fundem à história do próprio sindicalismo brasileiro. Ele segue sendo um exemplo de vida em defesa da classe trabalhadora.

A escolha pela realização da plenária em Serafina Corrêa (RS) diz respeito à cidade onde Siderlei vivia com sua família, ao lado de sua esposa, também sindicalista do ramo da alimentação, Geni Dalla Rosa.

Dias de debate

A plenária ocorre na Câmara Municipal de Vereadores de Serafina Corrêa

Durante os dois dias de plenária, a confederação pretende discutir sobre a conjuntura atual, as estratégias da classe trabalhadora para enfrentar os retrocessos vividos diante do governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e as alianças realizadas no último período. No final do primeiro dia, os sindicalistas se reúnem para homenagear a memória de Siderlei de Oliveira, às 18h30min.

Durante a plenária também se falará sobre o Macrossetor da Indústria, no qual a Contac faz parte. Uma das mesas falará ainda sobre a luta das mulheres na política, no trabalho e na sociedade.

“Vivemos um momento trágico em nosso país. Desde o golpe contra a presidenta eleita Dilma Rousseff, não só lutamos pelos direitos da classe trabalhadora como também defendemos a democracia, tão atacada pelo governo atual que, ao invés de criar medidas para barrar a pandemia de covid-19 no Brasil, optou por uma política de morte”, afirma o presidente da Contac-CUT, Nelson Morelli.

Programação 

16 de setembro

9h: Abertura da plenária com dirigentes sindicais, lideranças políticas e de movimentos populares;

10h30: Mesa com o economista Márcio Pochmann, presidente da Fundação Perseu Abramo sobre “Alternativas às mudanças do capitalismo e avanço do neoliberalismo”;

13h30: Mesa com Gerardo Iglesias, secretário-geral da UITA na América Latina sobre o “Clima do mundo – a humanidade caminha para uma destruição irreversível”;

14h30: Mesa com João Pedro Stédile, coordenador-geral do MST sobre “A tarefa da classe trabalhadora é derrotar o fascismo e reconstruir o Brasil”;

15h45: Intervalo;

16h: Debates iniciais da plenária com os temas:
– Negociações Coletivas               
– Estrutura Sindical

19h: Homenagem a Siderlei Silva de Oliveira.

17 de setembro

8h30: mesa com a deputada federal Maria do Rosário (PT) sobre “A luta das mulheres na política, no trabalho e na sociedade”;

10h: Início da plenária com discussões sobre Finanças
11h: Estrutura Sindical com os eixos:
-Macrossetor da Indústria da CUT
– Proposta de criação de uma Confederação da Indústria da CUT;
-Avaliação das ações conjuntas com a CNTA;

Negociações Coletivas: Informes sobre negociações com empresas nacionais: JBS, BRF, Lactalis, Ambev, entre outras;

13h30: Debate sobre Ações Nacionais

– Conjuntura e eleições de 2022.

14h30: Recomposição da diretoria

15h30: Aprovação do Relatório Final de Encaminhamentos e Resoluções

16h: Encerramento da Plenária Nacional

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Contac
29 Agosto
2021

Saiba mais sobre os seus direitos

29/08/2021

Coluna dos Advogados

Bruno da Silveira

José Paulo da Silveira

 

Auxílio Acidente - Pecúlio

Se você teve uma doença ou acidente do trabalho, por exemplo, amputação de dedos, tendinite, bursite, epicondilite, etc,  tenha ficado afastado do trabalho por mais de 15 dias e ficado com sequelas permanentes que lhe dificultam trabalhar, procure o advogado do sindicato ou outro de sua confiança. Você pode ter direito a receber um pecúlio mensal.

Este é um benefício muito procurado por quem teve processo contra empresa e ganhou indenização por doença ou acidente de trabalho.

.

Auxílio Acompanhante ao Aposentado Doente (FOTO)

O chamado “auxílio acompanhante” serve para os aposentados que necessitam de auxílio permanente de outra pessoa. Esse auxílio corresponde a um acréscimo de 25% no valor da aposentadoria.

Alguns juízes entendem que só é devido para quem está aposentado por invalidez e necessite comprovadamente da ajuda de alguma pessoa para as atividades do dia a dia.

Vale a pena consultar o advogado, pois muitas pessoas têm familiares idosos nessa situação.

 

Aposentadoria da Vida Toda

Muitas pessoas consultam sobre isso, achando que podem aumentar o seu benefício previdenciário. Tem muitas pessoas que fazem propaganda enganosa nessa matéria. Esse tipo de revisão só é viável para aqueles que recebiam altos salários, antes de 1994. Ou seja, aqueles que ganhavam salários bem altos antes, e depois de 1994 tiveram uma redução expressiva. Pela experiência que se tem, isso será aproveitado por pouquíssimas pessoas.

 

Revisão do FGTS

Sobre esse tema, que aguarda uma decisão final do Supremo Tribunal Federal, não há qualquer novidade no momento. Não se sabe se será julgado favorável ou desfavorável. O que a ação judicial busca é que os saldos de FGTS sejam corrigidos pela inflação e não pela TR, como é determinado pelo Governo. Existem inúmeras ações coletivas sobre o tema e que se encontram suspensas, aguardando o julgamento no STF. No entendimento da assessoria jurídica dos Sindicatos da Alimentação não é necessário o ajuizamento de ação individual.

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
29 Agosto
2021

Agende-se: comemoração do Dia da Criança será dia 9 de outubro

29/08/2021

A comemoração do Dia da Criança será no dia 9 de outubro, das 13h às 18h, na sede do Sindicato da Alimentação, em Lajeado. Este ano, será novamente em sistema  pegue e leve, como no ano passado. A direção do Stial decidiu fazer desta forma para evitar aglomeração e, assim, atender aos protocolos de prevenção à Covid-19.

Para participar é necessário retirar o vale-lanche e vale-brinquedo na sede do Stial em Lajeado ou na sub-sede  em Arroio do Meio. Quem não tiver os vales, não poderá receber os presentes.

A entrega dos vales será no período de 1º de setembro a 4 de outubro. Conforme o presidente do Stial, Sérgio Luís Fagundes, a retirada de vales é necessária para a organização do evento, como a encomenda de lanches e a disponibilidade de brinquedos.

A loja Brincasa, novamente parceira do Dia da Criança, vai levar diversas opções de brinquedos, que vão agradas meninas e meninos de todas as idades.

 

Sorteio

Além do lanche e do brinquedo, cada criança vai concorrer a dois vales-compras de R$ 600,00 cada, para adquirir brinquedos na Loja Brincasa.

 

Fique ligado!

- Evento pelo Dia da Criança

- Dia 9 de outubro, sábado, das 13h às 18h
- Entrega de lanche e brinquedo
- Podem participar filhos ou dependentes de associados na idade de até 12 anos

- É obrigatória a retirada do vale-lanche e vale-brinquedo no Sindicato – em Lajeado ou Arroio do Meio

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
18 Julho
2021

Leão da Ilha e Chape disputam o título do Campeonato do Stial pela força livre

18/07/2021

As equipes Leão da Ilha e Chape vão disputar o título do XI Campeonato de Futebol do Stial, no próximo sábado, pela categoria força livre. Na master, a briga pela taça será entre Florestal e Leão da Ilha. As vagas às finais foram conquistadas no sábado, dia 17, na sede Recanto do Peão, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região, Stial, promotor do evento.

A master abriu a rodada da tarde com jogo disputadíssimo. O Só Ceva abriu o placar contra o Florestal. Logo veio o empate e a virada. O Só Ceva reagiu e deixou tudo igual novamente. Mas o Florestal definiu a partida, 3 a 2, e ficou com a vaga para final. Marcaram para o Só Ceva Jones e João, e para o Florestal, Gabriel (2) e Adilson.

Também pela master, Leão da Ilha conquistou a segunda vaga à final com goleada de 5 a 2 sobre o Veteras do Roma. Marcaram José, Marcio, Leandro (2) e Ademir para equipe vencedora. Para o adversário, os gols foram assinados por Jonatas e Roberto. Resultado: Leão da Ilha 5 x 2 Veteras do Roma. Com estes resultados, Veteras do Roma e Só Ceva vão disputar a taça de 3º lugar na próxima semana.

Na categoria força livre, a intensidade dos atletas em campo demonstrava o desejo de chegar à final do campeonato. O Leão da Ilha venceu o É Us Guri por 2 a 1, com Orlei balançando a rede duas vezes. O adversário, que disputará o terceiro lugar no campeonato, marcou com José.

A Chape fez 2 a 1 sobre o Roma, com tentos de Robinho. Rodrigo marcou para Roma, que jogará contra o É Us Guri, na próxima semana, valendo o terceiro lugar.

Da última partida saiu o jogador de destaque: o nome do craque da rodada é Dalvan, da Chape.

 

Resultados

Força livre
Leão da Ilha 2 x 1 É Us Guri
Roma 1 x 2 Chape
 

Master
Florestal 3 a 2 Só Ceva
Leão da Ilha 5 x 2 Veteras do Roma

 

Próxima rodada – dia 24/07

Força livre
Leão da Ilha x Chape

Roma x És Us Guri

 

Master

Florestal x Leão da Ilha
Só Ceva x Veteras do Roma

 

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial