EMAIL

financeiro@stiallajeado.com.br

Sede

(51) 3710-1313

Subsede

(51) 3716-1613

NOTÍCIAS

29 Abril
2021

1º de Maio: Dia do Trabalhador

29/04/2021

O Dia do Trabalhador sempre foi celebrado pelo Sindicato da Alimentação com atividades esportivas e festa de confraternização. O dia 1º de maio também é o momento oportuno para refletir sobre direitos e condições de trabalho. Em 2020 -  e neste ano - não foi e não será possível comemorar a data por conta da pandemia de Covid-19.

Entretanto, refletir, este ano, se torna necessário.  Conforme o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Rio Grande do Sul (Ftia-RS), Paulo Madeira, desde 2017 a categoria tem visto um desmonte das conquistas e das leis que protegem os direitos dos trabalhadores. “Com a Reforma Trabalhista, nós acabamos  perdendo muitos direitos. Com o atual governo federal, a gente está perdendo mais ainda. Está se discutindo muito a jornada de trabalho. Ao invés de diminuir, os grandes frigoríficos, grandes monopólios, estão tentando aumentar a carga de trabalho.”  Paulo Madeira conta que muitos frigoríficos que trabalham de segunda a sexta-feira querem começar a trabalhar de segunda a sábado, reduzindo o descanso do trabalhador e o tempo que ele tem para dedicar à sua família.

“Então, a classe trabalhadora está num momento de reflexão, de escolher qual caminho quer seguir e qual rumo quer tomar. Ou a gente luta, ou a gente vai acabar perdendo todos os direitos.” O sindicalista alerta que, da forma como governo e patrões estão conduzindo as coisas, é bem possível que, muito em breve, o trabalhador passe a receber somente o salário que se tem hoje.

“Ainda bem que os trabalhadores têm um suporte, tem uma ferramenta, que é o sindicato. Com muita luta, o Sindicato consegue manter o piso, consegue manter algumas conquistas dentro dos acordos coletivos ou convenções coletivas. O trabalhador deve ter a consciência da importância que o sindicato tem daqui para frente na sua vida, se não quiser viver somente com o salário mínimo.”

Para o presidente da Ftia-RS, o 1ª de maio é um momento de reflexão, de traçar, e  lutar, por um caminho novo , um caminho de manter o que se tem, sem retroceder.

“Que o 1º de maio sirva, para os trabalhadores e trabalhadoras da alimentação, como um momento de muita reflexão. O ano de 2022 vem se aproximando, e a gente vai ter que decidir qual é o projeto que se quer. Se a gente quer um projeto que nos tira direitos ou se queremos um projeto político que venha fortalecer e valorizar os direitos da classe trabalhadora.”

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
07 Março
2021

Está aberta a assembleia geral do Sindicato da Alimentação

07/03/2021

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação em Geral de Lajeado e Região (Stial) abriu, no dia 1º de março, a assembleia para dar início à campanha salarial 2021/2022. Este ano, em função da pandemia, não haverá a reunião com a presença dos trabalhadores para evitar aglomeração. 

Até sexta-feira, dia 12 de março, os trabalhadores podem ir até o sindicato, na sede em Lajeado ou na subsede em Arroio do Meio, para assinar a lista de presença. O documento autoriza a direção do Stial a iniciar as  negociações com as empresas para o próximo acordo coletivo. A data-base da categoria é 1º maio. O Stial está aberto das 7h30min às 12h e das 13h15min às 17h. 

 

Reivindicações

Os eixos da campanha salarial 2021/2022 incluem reajuste de 100% da inflação no período, medida pelo INPC.

 

 

Prêmios

Este ano, o sorteio de prêmios, que já é tradicional na assembleia de abertura da campanha salarial, ocorrerá de forma diferente. Quando o trabalhador assinar a lista de presença, ele já preencherá o cupom para participar do sorteio. Em vez de eletrodomésticos e a motoclicleta, neste ano serão os sorteados 12 vales-compras de R$ 1 mil cada  e dois cheques-presentes de R$ 5 mil cada.

Conforme o presidente do Stial, Sérgio Luís Fagundes, desta forma os ganhadores poderão utilizar o valor e escolher o produto. "Mas para participar, é preciso preencher o cupom na sede do sindicato", frisa Fagundes.

 

Outras informações podem se obtidas pelo 3710-1313 (Lajeado) ou 3716-1613 (Arroio do Meio).

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
07 Março
2021

Stial entrega presentes a 900 associadas

07/03/2021

Cerca de 900 associadas receberam presente e homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A ação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação Geral de Lajeado e Região (Stial) ocorreu no sábado, dia 6 de março, na sede da entidade, no Bairro Florestal em Lajeado.

Neste ano, por conta da pandemia, não houve a tradicional manhã de palestras e entrega de presentes e lanches, que anualmente ocorre no auditório do Stial. Entretanto, a ação contou com grande participação das mulheres trabalhadoras. Em sistema take-away, foram entregues um kit lanche com dois cachorros-quentes, dois cupcakes e dois refrigerantes,  um presente e uma mensagem impressa pelo 8 de março. Em parceria com a loja Brincasa, foram disponibilizadas 14 opções de produtos, para que a mulher pudesse escolher o seu presente. Entre as opções estavam prato Marinex, faqueiro, porta-maquiagem, bolsa térmica, conjunto para sobremesa, entre outros. O presente preferido foi o prato Marinex, que logo se esgotou.

A entrega dos presentes ocorreu no acesso lateral da sede do sindicato, ao ar livre, com sinalização para manter o distanciamento, álcool em gel e demais cuidados necessários. “Estamos com uma equipe de trabalho para garantir que a entrega seja rápida, não gere fila e todas possam receber seu presente e sua homenagem”, destacou o presidente do Stial, Sérgio Luís Fagundes. A ação começou antes das 8h e seguiu até as 11h30min, quando ocorreu o sorteio de prêmios.

No final da atividade, Fagundes avaliou como positiva a atividade. “Fizemos um modelo semelhante do Dia da Criança, no ano passado, e deu muito certo. Mesmo com a pandemia, encontramos uma forma segura de envolver as associadas e não deixar as datas especiais passarem em branco. Neste momento, de tensão e medo, é importante presentear e dar este carinho às trabalhadoras da categoria da alimentação.”

Para a diretora de Assuntos da Mulher do Stial, Maristane Gaspar, celebrar o 8 de março é lembrar que a mulher tem diversos papéis da sociedade, entre eles, o de trabalhadora. “Elas lutam no dia a dia, muitas vezes desempenham a mesma atividade dos homens, até de forma melhor, e ainda não têm o devido reconhecimento.” Maristane destaca que o Sindicato faz questão de homenagear as mulheres, que são maioria na categoria da alimentação,  pelo seu empenho e dedicação a tudo que fazem.

Há 20 anos

Renice Corso é associada do Stial há 20 anos. Ela trabalha na Neugebauer e já havia participado de eventos do Dia da Mulher. Destacou as palestras, especialmente as motivacionais. Renice aprovou a ação deste ano, modificada em função da pandemia. Para ela, é muito bom ser lembrada. “É um incentivo para a mulher e para as famílias. Significa que o sindicato não esquece da gente.”

 

Fonte: Assessoria Imprensa Stial
01 Novembro
2020

Stial recebe treinamento de liderança e comunicação

01/11/2020

Com o intuito de constante melhoria no atendimento aos associados e colaboradores, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Avícolas e Alimentação de Lajeado (Stial) promoveu treinamento para diretores e colaboradores. O evento ocorreu no auditório do Sindicato, nos dias 22 e 23 de outubro.

O treinamento foi ministrado pelo treinador comportamental e coach de comunicação, Fabrício Menine. Segundo Fabrício, o objetivo foi treinar os diretores e funcionários do Sindicato as artes de falar em público, liderança, inteligência emocional, bom relacionamento no trabalho e, principalmente, estratégias da comunicação. “Nós desenvolvemos essas capacitações, pois o sindicato deseja, a cada dia, ser um sindicato referência, um sindicato acima da média.”, complementa Menine.

Segundo o diretor de imprensa e divulgação, Lisandro Figueiró Torres da Luz, o treinamento fez com que ele saísse da zona de conforto e, a partir de agora pretende ser um profissional acima da média. “Não quero ser apenas um “jogador”, quero ser um “craque.””, afirma com entusiasmo. Lisandro também percebeu que o treinamento foi muito bom para os colegas. “Com certeza os diretores e colaboradores do sindicato receberam uma carga de ânimo e agora podem usar em benefício pessoal e também melhorar o convívio e relacionamento com os associados”, destaca.

Para Maria Angélica Ferreira, coordenadora de RH do Stial, o treinamento superou as expectativas. “Tive a oportunidade de conhecer melhor os meus colegas e a mim mesma. Elevou minha autoestima e autoconfiança. [...] Pretendo aplicar o que aprendi no meu dia a dia, tanto no trabalho como na vida pessoal.”. Angélica enfatiza também que gostaria que “todas as pessoas que fazem parte da sua vida tivessem a oportunidade de fazer esse treinamento”.

A ação teve o incentivo do presidente, Sérgio Luis Fagundes. Fagundes conta que após fazer o treinamento, em outra oportunidade, não pensou duas vezes para trazer ao Sindicato. “Quem me conhece sabe o quanto melhorei na comunicação depois que fiz o treinamento. Então queria dar esta mesma oportunidade aos meus colegas e estou muito feliz por todos que aproveitaram e se dedicaram neste treinamento, pois queremos ser um Sindicato referência no estado.”, afirma.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Instituto Fabrício Menine